História

A empresa Hortomaria foi criada em Março de 1997, como Sociedade de Agricultura de Grupo, reunindo três agricultores que possuíam anteriormente 2 pequenas explorações familiares. Na época a empresa somava uma área de 2 ha de cultivo ao ar livre e 1 ha de culturas protegidas, em estufa. Mais tarde entrou um novo membro, a sociedade passou a ser constituída por 4 pessoas, dois casais, e no ano 2000 a empresa inicia um projecto de investimento que possibilitou a construção de estufas metálicas e a aquisição de sistemas de rega mais eficientes, com a implementação de um sistema de cultivo em substracto na totalidade da área protegida.

Após 5 anos de trabalho a empresa voltou a sentir a necessidade de crescer, em 2005 projecta um investimento de aquisição de terrenos e equipamentos para a implementação de mais 7 ha de estufas metálicas.

As obras iniciaram em 2007 e em 2009 estava o projecto concluído - 10 ha de estufas com a mais alta tecnologia disponível no mercado. Durante este período a empresa especializou-se nas culturas da alface e, em especial, do tomate de cacho, tendo abandonado a prática de culturas como o feijão verde, o pimento ou o pepino.


(clique na imagem para fotogaleria)
Em 23 de Dezembro de 2009 ocorre a famosa intempérie que destrói a maior parte das infra-estruturas da horticultura protegida da Região Oeste. A empresa Hortomaria sofreu uma destruição completa da sua área cultivada.
O ano 2010 foi o mais difícil que a empresa conheceu, foi um ano de reconstruções e, consequentemente, de ausência de produção.


Tomate retirado do mercado
Em 2011 o potencial produtivo da empresa estava completamente recuperado, com uma produção de 2.000.000 kg de tomate e 300.000 kg de alface, proveniente de 8 ha de cultivo em substracto e 2 ha de cultivo em solo. No entanto, em 2011 a empresa também ultrapassou alguns contra-tempos, com o surgimento da crise da E. coli que influenciou negativamente os preços.


Em Maio de 2011 a empresa mudou o seu pacto social, deixando de ser uma Sociedade de Agricultura de Grupo para ser uma sociedade normal, por quotas - Hortomaria, Produção Hortícola, Lda.

Julho de 2010, a Hortomaria adquiriu algumas acções da empresa Carmo & Silvério S.A., que iniciou um processo de reconhecimento como Organização de Produtores, tendo-se constituído como tal em Janeiro de 2012.